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(Classe B - T245): Dados históricos e cronologia do modelo

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Mensagem por Administrador Dom 6 Set 2020 - 15:38

A apresentação do inovador modelo Classe B (internamente designada T245) foi em fevereiro de 2005 no Salão Internacional do Automóvel em Genebra/Suíça.

O modelo inaugurou a categoria Sports Tourer. É uma mescla de conceitos de um veículo família e um esportivo utilitário (MPV e SUV). 

Seu projeto tem a mesma ideia já adotada nos Classe A (W168 e W169): chassi com o princípio "sanduíche" em que o motor e transmissão foram alocados na parte da frente e abaixo do compartimento de passageiros.

O modelo conceitual "Compact Sports Tourer Vison B" foi apresentado no Salão do Automóvel de Paris/França em 2004.


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Em sua apresentação com ampla divulgação pela internet no mês de junho de 2005, a montadora adotou o lema "Uma nova dimensão de Mercedes.". 

O carro conceito incluía muitos dos recursos que acabaram integrados no modelo de série. O Vision B foi baseado no citado princípio de estrutura "sanduíche".


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Apesar de seu tamanho pequeno, o interior propiciou o mesmo espaço dos modelos sedans médios produzidos pela Mercedes-Benz até então.

O Vision B era equipado com um motor diesel de 4 cilindros e potência de 140 CV.

O objetivo da montadora era atingir o segmento jovem do mercado. Incorporou as demandas decorrentes das pesquisas de mercado, com alvo em pessoas modernas que buscavam carros espaçosos, com excelente conforto, grande funcionalidade e ao mesmo tempo design.

Testes antes do lançamento:




Com um comprimento de 4.270 mm, seu tamanho externo é equivalente aos carros compactos produzidos na mesma época. Entretanto, o espaço interno do habitáculo supera os carros do mesmo tamanho em seu segmento, em todas as dimensões. O entreeixos de 2.778 mm fez desse modelo algo impressionante: o espaço entre os assentos e espaço para as pernas quase se igualou à Mercedes-Benz Classe S em produção.

Outro destaque no modelo foi a variabilidade e capacidade de carga. A superfície de carga do porta-malas tem altura ajustável, banco traseiro assimetricamente dividido e removível, bem como a possibilidade (opcional) de remoção do assento do passageiro da frente. Assim, o veículo rapidamente poderia ser transformado em uma van com capacidade de até 2.245 litros (sem o assento traseiro e o assento do passageiro da frente). O comprimento máximo de carga é de 2,95 metros.


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Os motores de 4 cilindros em linha eram 6 no total, variando de 95 a impressionantes 193 CV.

Os modelos B200 Turbo, B180 CDI e B200 eram equipados com o câmbio manual de 6 velocidades. Em todas as versões era opcional o inovador câmbio AUTOTRONIC (adotado em todos os modelos importados oficialmente para o Brasil e que foi alvo de uma série de problemas em seu módulo eletrônico).

A direção possui assistência elétrica, o que trouxe agilidade em velocidades mais baixas e facilitou o estacionamento/manobras.

O eixo traseiro adotou o sistema de molas parabólicas esféricas, contribuindo significativamente para a estabilidade, esportividade e conforto.

O ESP® agregou uma nova função: o assistente de direção STEER CONTROL. Ele trabalha com a direção assistida e atua em situações críticas, ajustando a direção assistida para auxiliar o motorista a estabilizar o carro.

Outra característica foi o sistema de amortecimento seletivo. Ao dirigir normalmente, o amortecimento é macio, garantindo maior conforto. Já em condução esportiva nas curvas, o amortecimento é modificado para estabilizar o carro.

O princípio de estrutura "sanduíche" alterou a tradicional posição de conjunto transmissão/motor. Isso melhorou a zona de deformação da extremidade frontal para o caso de um impacto/colisão frontal. Assim, o conjunto mecânico não se move para o interior/habitáculo. O projeto visa que haja o deslizamento para baixo ao longo do assoalho. O mesmo ocorre em caso de impacto/colisão lateral. Como a altura dos assentos é 200 mm mais alto que um sedan tradicional, os passageiros ficam em uma zona de impacto/colisão superior.

Em termos de segurança, possui airbags dianteiros de 2 estágios, cintos de segurança pré-tensionados na frente e nos bancos traseiros laterais, limitadores de força dos cintos adaptáveis, encostos de cabeça ativos, sistema Isofix® e airbags laterais de cabeça/tórax.

Todos os modelos eram equipados de série com ar-condicionado, volante de 4 raios com botões multifunções, apoio móvel de braço entre os assentos dianteiros, vidros elétricos com isolamento térmico e acabamento de alumínio escovado sobre os painéis do console central.

Opcionalmente, o consumidor poderia escolher o sistema de ar-condicionado THERMOTRONIC, bancos dianteiros ​​elétricos (item de série no pacote Brasil), bancos em couro/MB-Tex (item de série no pacote Brasil), COMAND APS ou Audio 50, faróis bixenon ativos com auxílio em curvas e teto solar elétrico panorâmico.

Foi o primeiro automóvel a integrar o IPod® da Apple. O kit de interface IPod® foi desenvolvido pela Mercedes-Benz.

Aproximadamente 120.000 unidades do Classe B Classe foram vendidos no primeiro ano de fabricação. Em 2006 a Mercedes-Benz acrescentou o pacote ativo, que incorporou o teto solar panorâmico, controle de velocidade, faróis de neblina, caixas de armazenamento embaixo dos bancos do condutor e do passageiro (no Brasil, sob o banco do motorista vinha o extintor de incêndio), bem como a interface AUX-IN (começando com Audio 20) para conectar dispositivos externos, como IPod® e outros leitores de MP3. O pacote de luz/visão com sensor de chuva e faróis automáticos integrou esse pacote.


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Em 2006, o modelo recebeu nota máxima (5 estrelas) no teste de colisão EuroNCAP®.

Em maio de 2007 o modelo foi eleito o "Carro do ano de 2007" na Alemanha na categoria de MPVs. Naquele ano, a Mercedes-Benz tinha produzido mais de 250.000 unidades do modelo.

Em março de 2008 o modelo passou pelo seu primeiro facelift.

Fonte:

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