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Tutorial testes fuga de corrente em vazio

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Mensagem por Antônio Elias Sáb 19 Set 2020 - 0:10

Pode-se dizer que existe fuga de corrente em vazio quando um componente ou módulo eletrônico não entra no modo stand by após o veículo trancado no alarme. 


Para condenar um módulo primeiro a partir do consumo elétrico elevado é preciso saber qual é o consumo geral com a linha em repouso, se existem alterações feitas na linha Can bus com instalações de acessórios extras que possam estar consumindo energia direto e/ou acima da capacidade do sistema elétrico do veículo e quais testes foram feitos para confirmar o desequilíbrio elétrico e se ter certeza de que, técnicamente, existe fuga de corrente.

Os módulos modernos pós 2001 (referência classe C) são interligados em fibra ótica, a partir do momento que se desativa por exemplo a memória de posição de um banco, muitas das vezes nem é essa memória que está impedindo o módulo de entrar em stand by, perde-se tempo, ou um técnico despreparado acaba por danificar o módulo e toda vez que passar o Star Diagnózis vai detectar interrupção ou falha desconhecida na linha!

Portanto, só existe fuga quando um módulo qualquer não entra em Stand by quando se tranca o carro pelo alarme da chave e continua consumindo. 



Quando se tranca o carro pelo alarme da chave, os módulos vão se desarmando um a um, e só depois de aproximadante 10 minutos após (um pouco mais na fase I de W203 e W211), é que todos estarão em Stand by. 


Uma W203 2a. fase já com módulos Siemens após 15 minutos apresenta em média a leitura dá 0,35 mA/h, em 30 minutos o sistema repousa em 0,15 mA/h.

Como se mede essa fuga? 



É aconselhável que a leitura seja feita com alicate amperímetro eletrônico DC (mede corrente CONTÍNUA), preferentemente um com leitura True RMS, mais exata (exemplo Minipa automotivo 3367).


Se tentar fazer com multímetro convencional teria que se fazer uma ponte no neutro da bateria, o teste fica impreciso e portanto desta forma não apresentará resultado confiável.

A maioria dos registros que se tem conhecimento nos Fórums sobre fuga de corrente em W203 e W211 são na sequência: bancos (normalmente a maioria reclama da memória do banco do passageiro) - módulo do teto solar (já existe módulo com part number atualizado pela MB, não se substitui colocando um usado desatualizado)  e módulos SAM, mais frequentemente o traseiro onde existe possibilidade de entrar umidade em períodos chuvosos.


O par-e-passo resumido dos testes ensinados pelo Confrade Vander Fioretti (@"Mestre das Mercedes") e que aprendi executar com ajuda de um amigo técnico em eletrônica da Pinguim AC de BHte é o seguinte:

1o) Faça teste do consumo elétrico geral dos módulos em stand by para ver se existe fuga: abra o capu, feche as travas dos sensores do capu manualmente simulando caput fechado, com todos os consumidores desligados tranque o carro pelo alarme da chave , ajuste o alicate na posição Corrente Contínua (se for true RMS alguns modelos já se adaptam à amperagem da rede ou coloque em 600A), insira a garra do alicate no cabo negativo da bateria (lado + voltado para o positivo da bateria), despreze os primeiros minutos de medição; apos em torno de 15 minutos a linha cambus cai em Stand by, considere a partir daí a medição correta e verifique se está no parâmetro ideal. O consumo ideal para Mercedes com pacote completo de eletrônico pode-se considerar no máximo em torno de 0,35 miliamperes/hora, se estiver até nesse nivel, tolerando pequena margem a maior, está tudo correto com os módulos; se for observada leitura acima disso, seguramente há fuga de corrente, daí parte-se para a etapa seguinte. Só uma observação: dependendo do uso do carro, principalmente se for diário com rotações acima de 1.500 RPM, consegue-se tolerar fuga até uns 0,50 mA/h aproximadamente, mas certamente a bateria terá "morte" precoce e o sistema às vezes cai para próximo de 10V e surgirão falhas eletrônicas provocadas por baixa tensão.

2o) Se a leitura indicar existência de fuga de corrente, somente a partir daí parte-se para testar os módulos individualmente: no caso específico do tópico que o confrade desconfia de módulo de banco, pode começar por um deles, primeiro desliga-se ou desconecta-se um módulo de cada vez, um a um, sempre refazendo a sequência e medindo se cai o consumo até descobrir em qual está a fuga, ou seja qual não entra em stand by;

3o) Refaça o primeiro procedimento, desconecte o módulo e tranque o carro, insira a garra do alicate no negativo da bateria, aguarde 3 a 5 minutos para não excitar a linha, sempre ignorando leitura nesses primeiros miutos cada vez que desligar/desconectar úm modulo;

A partir desse terceiro passo, pode-se optar por verificar cada fusível.



Pode-se por último até retirar o SAM traseiro, procedimento mais complicado e não aconselhável sem acompanhamento de um técnico em eletrônica a não ser que o Confrade saiba o que está fazendo e como intervir.

É preciso avaliar bem o resultado dos testes individualmente.



Em C55, C350, E55 W211, W204 e W205 o consumo geral normal é se estabilizar em torno de 0,15 mA/h após 30 minutos com a linha em repouso.


Este dado representa aproximadamente o consumo ideal de W163 e de W202 com módulos Bosch antigos, a variação é mínima para outros modelos é preciso ter idéia desses parâmetros de acordo com os opcionais de cada modelo.

Caso o Confrade não saiba ou não queira fazer os testes pessoalmente, é aconselhável antes de mais nada procurar alguma oficina ou técnico que tenha um alicate amperímetro DC que saiba o que está fazendo, para confirmar se existe fuga e se o módulo realmente apresenta problema, no caso do banco do passageiro só testes em banca feitos por técnico em eletrônica com uso de equipamentos específicos conseguem identificar qual função não entra em stand by.

Testes observando voltagem ou descarga na bateria de um dia para o outro não são confiáveis. 

Sensores atuam com o chamado "efeito Hall" e muitos técnicos ainda testam fuga usando lâmpadas de testes, este procedimento é completamente inapropriado (mede impedância).
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Mensagem por RichardStgt Sáb 19 Set 2020 - 8:36

bom dia.

interessante informação, muito obg Antonio!

em livros do MB chamar "Tabellenhandbuch" tem listas que componente do carro consume o energia no estado desligado - stand-by os modulas. os mais "extras" o mais alto consume energia no bateria - logo.

eu tem um livro do ano 1993. teoricamente (adicionar todos extras o carro tem) meu 140 uso ca 60 mili Ampere. e testado com um medidor eu tem 80 mA. Deste para um carro do 28 anos bom e ok. que mais velho que mais eles consumar em coisa do fios velho principalmente com o problema do PVC ecológico em este época. mas o consume aumentar o difícil obra comerciam. componente pelo componente mesurar que o circuite curto e/ou modula causa alto consume do energia no stand-by.

ps: para medir o consume o carro precisar estar parado min. 30 Minutos! alguns modulas continuar ligado ate 30 minutos depois o motor e todos coisas incl. Radio ou evtl um pequeno luminária estar desligado. e logo para medir o medidor precisar continuado no circuite, em caso o bateria estar pouco desconectado e ligado na rede os modulas comerciam ligar ate 30 minutos.

abraços

RichardStgt

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