(NOTÍCIAS): 30 anos da 500E - produção conjunta com a Porsche!
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(NOTÍCIAS): 30 anos da 500E - produção conjunta com a Porsche!
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Celebra-se este ano o 30º aniversário do lançamento do Mercedes-Benz 500E no Salão de Paris. A versão de topo da geração W124 produzida em conjunto com a Porsche é, para muitos, um objeto de desejo, cuja raridade está bem patente nas 10.479 unidades produzidas entre os mais de 2 milhões de exemplares produzidos desta geração da Mercedes-Benz, modelo que é considerado por muitos como o seu melhor produto de sempre.
A simples menção do nome deste modelo já é suficiente para iluminar os olhos de muitas pessoas. Isso ocorre porque o sedã da série do modelo 124 de alto desempenho produzido em conjunto com a Porsche ainda ofusca todos os outros membros desta geração de sedãs de médio porte da Mercedes-Benz.
Em mais de dois milhões de carros produzidos na série do modelo 124, a 500 E representa apenas o número relativamente pequeno de 10.479 unidades (incluindo a E 500 e a E 60 AMG).
Este sedã figurou entre os carros esportivos mais rápidos quando foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Paris em 1990.
Em mais de dois milhões de carros produzidos na série do modelo 124, a 500 E representa apenas o número relativamente pequeno de 10.479 unidades (incluindo a E 500 e a E 60 AMG).
Este sedã figurou entre os carros esportivos mais rápidos quando foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Paris em 1990.
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O motor de cinco litros com oito cilindros entrega 326 cavalos, um valor que, atualmente, não assusta um compacto familiar esportivo, mas que há 30 anos levava a 500E além dos 250 km/h, não fosse o limitador. E a parte mais curiosa é que, exteriormente, a 500E é um automóvel relativamente discreto quando comparado com os seus irmãos, um ponto a favor dos condutores que queriam ser rápidos, passando despercebidos.
Na carroceria destacavam-se, principalmente, os para-lamas mais pronunciados para protegerem os pneus 225/55 R16 e o spoiler dianteiro específico. A suspensão rebaixada colocou, também, a 500E cerca de 23 milímetros mais perto do solo, beneficiando a dinâmica. Equipada de série com caixa automática, a 500E atingia os 100 km/h em 5,9 segundos, um valor que ainda hoje impressiona.
Outros detalhes incluem a presença – em 1990, recordamos – do controle de tração, eletrônica que ajudava a colocar a potência no chão, especialmente útil em condições de fraca aderência. Também a bateria foi colocada na traseira de forma a beneficiar a distribuição de peso. O aparecimento de um modelo como a 500E só foi possível porque desde a fase inicial do projeto W124, no início da década de 1980, os engenheiros da Mercedes-Benz tiveram em conta a possibilidade de se instalar um motor de grande cilindrada, de gamas superiores, algo que tinha já sido feito pela marca de Stuttgart na W109 sob a forma da igualmente mítica 300 SEL com motor 6.3 litros proveniente da limousine 600.
No entanto, foram várias as alterações necessárias na seção dianteira, como por exemplo a circulação do ar de refrigeração. Assim, no final de 1987 e de forma a compensar o tempo necessário e que estava a ser investido na R129 e na nova Classe S, W140, a Mercedes-Benz decidiu fazer um contrato com a Porsche para o desenvolvimento dos trabalhos necessários para colocar o motor V8 na carroceria da W124. Este motor V8, equipado com dois turbos, viria também a equipar o Sauber-Mercedes C9, campeão mundial em 1989 e igualmente vencedor das 24 Horas de Le Mans desse mesmo ano. A Porsche foi também a responsável pela produção da 500E. Nas versões finais, a partir de junho de 1993, já designadas por E 60 AMG, o motor M119 cresceu para seis litros e passou a debitar 381 cavalos. A sua produção cessou em 1995, juntamente com a da carroceria W124.
Fontes:
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Na carroceria destacavam-se, principalmente, os para-lamas mais pronunciados para protegerem os pneus 225/55 R16 e o spoiler dianteiro específico. A suspensão rebaixada colocou, também, a 500E cerca de 23 milímetros mais perto do solo, beneficiando a dinâmica. Equipada de série com caixa automática, a 500E atingia os 100 km/h em 5,9 segundos, um valor que ainda hoje impressiona.
Outros detalhes incluem a presença – em 1990, recordamos – do controle de tração, eletrônica que ajudava a colocar a potência no chão, especialmente útil em condições de fraca aderência. Também a bateria foi colocada na traseira de forma a beneficiar a distribuição de peso. O aparecimento de um modelo como a 500E só foi possível porque desde a fase inicial do projeto W124, no início da década de 1980, os engenheiros da Mercedes-Benz tiveram em conta a possibilidade de se instalar um motor de grande cilindrada, de gamas superiores, algo que tinha já sido feito pela marca de Stuttgart na W109 sob a forma da igualmente mítica 300 SEL com motor 6.3 litros proveniente da limousine 600.
No entanto, foram várias as alterações necessárias na seção dianteira, como por exemplo a circulação do ar de refrigeração. Assim, no final de 1987 e de forma a compensar o tempo necessário e que estava a ser investido na R129 e na nova Classe S, W140, a Mercedes-Benz decidiu fazer um contrato com a Porsche para o desenvolvimento dos trabalhos necessários para colocar o motor V8 na carroceria da W124. Este motor V8, equipado com dois turbos, viria também a equipar o Sauber-Mercedes C9, campeão mundial em 1989 e igualmente vencedor das 24 Horas de Le Mans desse mesmo ano. A Porsche foi também a responsável pela produção da 500E. Nas versões finais, a partir de junho de 1993, já designadas por E 60 AMG, o motor M119 cresceu para seis litros e passou a debitar 381 cavalos. A sua produção cessou em 1995, juntamente com a da carroceria W124.
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Re: (NOTÍCIAS): 30 anos da 500E - produção conjunta com a Porsche!
Raridade, de fato a expressão "lobo em pele de cordeiro" foi muito bem aplicada mesmo, existe pelo menos uma confirmada no Brasil conforme reportagem do Belloti no You tube.
Antônio Elias- Moderador
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Re: (NOTÍCIAS): 30 anos da 500E - produção conjunta com a Porsche!
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Antônio Elias- Moderador
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AEP- Moderador
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Re: (NOTÍCIAS): 30 anos da 500E - produção conjunta com a Porsche!
alguns fatos menos conhecidos porque o W124 500E foi parcialmente montado na Porsche:
1. Porsche tem uma crise no vendo, e tem capacidade em Stuttgart Zuffenhausen
2. tem problemas montar o 500E com o major largura (5.6cm mais) no linha de montagem em Sindelfingen
3. o antigo presidente do Baden-Württemberg Lothar Späth (um dos últimos bons políticos) estado mediado o ideia da montagem parcial
4. Porsche desenvolvido o para-lama pára-lama dianteiro e aumentar o chassis pelo o M119
5. eles transportem o chassis pelo Sindelfingen e Zuffenhausen per caminhão e um 500E precisar 18 dias no produção!
abraços...
1. Porsche tem uma crise no vendo, e tem capacidade em Stuttgart Zuffenhausen
2. tem problemas montar o 500E com o major largura (5.6cm mais) no linha de montagem em Sindelfingen
3. o antigo presidente do Baden-Württemberg Lothar Späth (um dos últimos bons políticos) estado mediado o ideia da montagem parcial
4. Porsche desenvolvido o para-lama pára-lama dianteiro e aumentar o chassis pelo o M119
5. eles transportem o chassis pelo Sindelfingen e Zuffenhausen per caminhão e um 500E precisar 18 dias no produção!
abraços...
RichardStgt- Mensagens : 235
Data de inscrição : 16/09/2020
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