(Classe SL - W113): Como interpretar o VIN
Fórum Mercedes Brasil :: Modelos Clássicos produzidos até os anos 80 :: PAGODA - W113 (Produção: 1963 - 1971)
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(Classe SL - W113): Como interpretar o VIN
O VIN é parte do Datacard.
Definição:
O VIN (em alemão: Fahrgestell-Nr) é o número de série do veículo e está gravado no chassis e listado no Datacard.
O VIN de 14 dígitos é composto pelos seguintes itens:
113 é a plataforma que neste caso é a SL "Pagoda" produzida entre 1963 e 1971.
O veículo é geralmente identificado como "W113", em que W significa "Wagen", isto é, veículo. Recentemente, Daimler começou a também identificá-lo como "R113", em que R significa "Roadster", mas esta designação não é historicamente correta (só é correta para os modelos SL à partir da R107).
Além disso, não há confusão entre o chassi W113 e o motor M113. O código 113.0xx é sempre o veículo e o código 113.9xx é sempre o motor (que nunca foi da Pagoda).
Os próximos 3 dígitos identificam o modelo:
042 é a 230SL
043 é a 250SL
044 é a 280SL
Os primeiros 6 dígitos (por exemplo, 113 042) são a designação do modelo. Às vezes, no Datacard, os próximos 2 dígitos estão incluídos. O sétimo dígito identifica o lado do volante:
Número 1: mão esquerda
Número 2: mão direita
O oitavo dígito significa:
Número 0: transmissão manual
Número 2: transmissão automática
Os 6 últimos dígitos são sequenciais. Eles começam em 000001 e terminam com o fim da produção (230SL até 019.832, 250SL até 005.196, 280SL até 023.885).
No entanto, antes da produção em série, há os protótipos e os carros de apresentação em Salões Internacionais. E alguns desses protótipos foram vendidos a clientes. Estes protótipos tem códigos de série totalmente diferentes. Foram produzidos entre 25 a 30 protótipos da 230 SL.
Em 2005, um deles foi registrado em Michigan/EUA. O modelo M127.II recebeu o motor número 127.981-10-000001 e tem o VIN 64 510 50 820. Este modelo é o protótipo número20. Por isso, o número total de W113 é ligeiramente maior do que a soma obtida dos números de série (que seria 48913).
O Tipo de placa da primeira 230SL com número de série padrão - 113042-10-000001 é a da foto abaixo. Este carro foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça em 1963; Originalmente tinha a cor 050 (branco) e em 2005 foi repintado de azul. O carro está na Alemanha.
A 250SL número 113043-10-000001 e motor 129982-10-000001, está em Lima/Peru.
O manual do proprietário que veio com o carro é o da imagem abaixo. Ele mostra que vários números podem ser encontrado no próprio carro. O VIN está gravado na estrutura longitudinal direita (item 2 na foto, ver foto seguinte) e está gravado na placa de tipo (item 1 na imagem. Para veículos versão USA, a sua localização foi alterada durante o período de produção do pilar A para o pilar B). O item 3 da imagem é o chassi e a tinta, conforme descrição separada abaixo. O item 4 é o número do motor (vide campo 11 no Datacard acima).
Fonte:
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Definição:
O VIN (em alemão: Fahrgestell-Nr) é o número de série do veículo e está gravado no chassis e listado no Datacard.
O VIN de 14 dígitos é composto pelos seguintes itens:
113 é a plataforma que neste caso é a SL "Pagoda" produzida entre 1963 e 1971.
O veículo é geralmente identificado como "W113", em que W significa "Wagen", isto é, veículo. Recentemente, Daimler começou a também identificá-lo como "R113", em que R significa "Roadster", mas esta designação não é historicamente correta (só é correta para os modelos SL à partir da R107).
Além disso, não há confusão entre o chassi W113 e o motor M113. O código 113.0xx é sempre o veículo e o código 113.9xx é sempre o motor (que nunca foi da Pagoda).
Os próximos 3 dígitos identificam o modelo:
042 é a 230SL
043 é a 250SL
044 é a 280SL
Os primeiros 6 dígitos (por exemplo, 113 042) são a designação do modelo. Às vezes, no Datacard, os próximos 2 dígitos estão incluídos. O sétimo dígito identifica o lado do volante:
Número 1: mão esquerda
Número 2: mão direita
O oitavo dígito significa:
Número 0: transmissão manual
Número 2: transmissão automática
Os 6 últimos dígitos são sequenciais. Eles começam em 000001 e terminam com o fim da produção (230SL até 019.832, 250SL até 005.196, 280SL até 023.885).
No entanto, antes da produção em série, há os protótipos e os carros de apresentação em Salões Internacionais. E alguns desses protótipos foram vendidos a clientes. Estes protótipos tem códigos de série totalmente diferentes. Foram produzidos entre 25 a 30 protótipos da 230 SL.
Em 2005, um deles foi registrado em Michigan/EUA. O modelo M127.II recebeu o motor número 127.981-10-000001 e tem o VIN 64 510 50 820. Este modelo é o protótipo número20. Por isso, o número total de W113 é ligeiramente maior do que a soma obtida dos números de série (que seria 48913).
O Tipo de placa da primeira 230SL com número de série padrão - 113042-10-000001 é a da foto abaixo. Este carro foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça em 1963; Originalmente tinha a cor 050 (branco) e em 2005 foi repintado de azul. O carro está na Alemanha.
A 250SL número 113043-10-000001 e motor 129982-10-000001, está em Lima/Peru.
O manual do proprietário que veio com o carro é o da imagem abaixo. Ele mostra que vários números podem ser encontrado no próprio carro. O VIN está gravado na estrutura longitudinal direita (item 2 na foto, ver foto seguinte) e está gravado na placa de tipo (item 1 na imagem. Para veículos versão USA, a sua localização foi alterada durante o período de produção do pilar A para o pilar B). O item 3 da imagem é o chassi e a tinta, conforme descrição separada abaixo. O item 4 é o número do motor (vide campo 11 no Datacard acima).
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